Cultura ESG é o conjunto das melhores práticas relacionadas ao meio ambiente, governança e sociedade dentro das empresas. A sigla para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) é um indicador para as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa
Como implementar a Cultura ESG na sua empresa?
Para implementar a Cultura ESG em qualquer empresa, é preciso pensar na dinâmica de negócios pelos pilares ESG que vimo acima. Veja como:
As questões de foco Ambiental sinalizam a forma e a prática da empresa em relação à natureza e ao uso, reuso e descartes de recursos e materiais com foco na sustentabilidade, por exemplo.
Pela questão Social, as relações se dão, com as comunidades locais, que estão bem próximas da dinâmica da empresa, assim como das relações mantidas com fornecedores, funcionários, clientes e a sociedade, de maneira geral.
Já as questões ligadas à Governança, que, de maneira direta, demonstram as percepções e medidas da empresa em relação a questões de sua transparência no trato dos negócios, compreendendo as políticas e práticas que regulam a gestão, abordando temas, por exemplo, como ética e combate à corrupção, entre outras.
As vantagens de ter uma gestão ESG na empresa:
Uma das principais vantagens do ESG é que esse conceito de gestão pode melhorar a reputação da empresa, melhorando assim as oportunidades de investimento e parcerias estratégicas, além de fazer o bem para o Mundo e preservar um futuro saudável para todos
No ambiente empresarial atual, os consumidores e investidores estão cada vez mais interessados em negócios que estejam comprometidos com questões ambientais, sociais e de governança
A companhia consegue otimizar sua credibilidade e passar a imagem de uma marca que realmente se importa com as questões sensíveis e com valores relevantes. A transparência ajuda a deixar claro que isso vai além do discurso, se tornando uma empresa valiosa para o mundo (mesmo atuando em índice local, em um bairro, região ou cidade específica)
Outra das grandes vantagens que as empresas começaram a descobrir é que a redução do impacto ambiental também pode levar à economia de custos
Muitas das estratégias defendidas pelos grupos comprometidos com o conceito são também aquelas que podem ajudar a reduzir os custos operacionais de uma empresa.
Por exemplo, as práticas de eficiência energética podem reduzir as contas de serviços públicos, enquanto as iniciativas de reciclagem e redução de resíduos podem diminuir a quantidade de dinheiro que uma empresa deve gastar com taxas de descarte.
Ao tomar medidas para reduzir o impacto ambiental, as empresas podem economizar dinheiro enquanto também fazem sua parte para proteger o planeta.
Isso sem contar as estratégias sociais como mecanismos de proteção de dados que auxiliam na diminuição de custos com falhas de segurança e ataques virtuais.
Contribui para a fidelização de clientes e retenção de talentos. Ao demonstrar publicamente seu compromisso com os princípios da ESG, uma empresa pode enviar um forte sinal ao mercado de que é uma organização responsável. Isto, por sua vez, pode levar a um melhor reconhecimento da marca e à lealdade dos clientes.
Além disso, as iniciativas ambientais, sociais e de governança podem ajudar uma empresa a atrair e reter os melhores talentos
Uma empresa que é vista como líder de investimentos ambientais, sociais e de governança provavelmente terá uma vantagem em recrutar e reter os melhores e mais brilhantes funcionários. Afinal, muitos colaboradores desejam trabalhar para empresas que estão causando um impacto real e positivo na sociedade
Portanto, há vantagens claras para as empresas que assumem o compromisso de ser um líder nesse quesito.
Promove a sustentabilidade e a transparência. Empresas que focam em ações ambientais, sociais e de governança são tipicamente transparentes sobre seu impacto e sobre as medidas tomadas.
Os investidores que se concentram em empresas que sabem da importância do ESG geralmente o fazem porque querem promover a sustentabilidade e a transparência no mercado. Além disso, eles possuem mecanismos para atestar a eficácia das estratégias dessas empresas.
Como começar?
Uma das dicas é a criação de um conselho para discutir e aplicar essas práticas de forma segura. É preciso reforçar o treinamento e a conscientização dos membros, de modo a garantir que isso se torne parte da rotina
Então, é preciso pensar em novas práticas e em indicadores para controlar melhor a execução delas. Também é necessário definir as ações para cada colaborador
A ConstruServices tem um olhar cada vez mais amplo para a saúde do mundo e das relações com nossos colaboradores, clientes e parceiros, focando em ESG, ações sociais, governança corporativa e sustentabilidade.
Tudo porque acreditamos e nos orgulhamos das nossas responsabilidades econômica, social e ambiental. Queremos ser completos no que sabemos fazer e presentes na contribuição à sociedade para criar dias cada vez melhores.
Vamos juntos!