Você tem dúvidas de como melhor estruturar as instalações elétricas de um imóvel empresarial? Leia com atenção esse artigo e fique por dentro de tudo!
Hoje nosso artigo está dedicado aos serviços de instalação elétrica voltados para ambientes empresariais, mas que também podem ser utilizados em estruturas comerciais, como as lojas de varejo, por exemplo.
Então, vamos do começo!
Como se definem as instalações de estruturas elétricas?
Infraestrutura elétrica é toda a estrutura em que passam os condutores elétricos de um imóvel. Os caminhos por onde esses condutores passam são planejados de acordo com a estrutura da edificação e o tipo de atividade a ser desenvolvida no local
Caso no seu imóvel ainda não tenha nenhuma estrutura feita, você precisa de um engenheiro eletricista para definir um projeto de estruturação. É ele quem vai definir as melhores alternativas e técnicas de execução para que o seu imóvel tenha a estrutura ideal para as atividades que lá existirão, além de organizar o cronograma de elaboração e execução do projeto da instalação elétrica
Conte com os profissionais da ConstruServices para te ajudar a mensurar essa realidade
Quais materiais devemos usar?
É de extrema importância observar se eles cumprem com as normas técnicas e se são de boa procedência.
O mercado está repleto de fabricantes, mas nem todos oferecem produtos de qualidade e segurança. Por isso, invista em materiais que tenham o selo do Inmetro, garantia do fornecedor e atendam aos seguintes requisitos:
- Boa durabilidade;
- Facilidade de instalação;
- Manutenção ágil e sem burocracia;
- Peças de reposição de fácil acesso.
Quais as opções de Infraestrutura Elétrica?
O serviço de infraestrutura de instalações elétricas é adaptado às necessidades de cada edificação, levando em consideração o tipo de atividade a ser desenvolvida no local.
Basicamente há 2 tipos de infraestrutura para serem trabalhadas, onde é possível desenvolver projetos com esses 2 tipos em conjunto ou em apenas 1 formato único, estamos falando das infraestruturas embutidas e expostas.
As infraestruturas embutidas são estruturas localizadas no interior de paredes e forros, de modo que não sejam aparentes. São indicadas para ambientes onde a organização estética seja uma das prioridades, como é o caso de residências e diversos ambientes comerciais.
As infraestruturas expostas são mais recorrentes em ambientes industriais. Instalada de modo visível, a instalação elétrica apresenta maior facilidade para a execução de reparos, manutenções e alterações.
A montagem das infraestruturas podem incluir a instalação de:
- Condutores / cabeamento elétrico;
- Montagem de eletrocalha, leitos, eletrodutos, entre outros;
- Painéis elétricos;
- Tomadas;
- Interruptores;
- Iluminação.
Como manter o sistema elétrico funcionando corretamente?
Sempre que uma infraestrutura elétrica é montada, espera-se que ela cumpra com o seu papel e opere dentro da normalidade. Afinal, todo o imóvel depende de sua eficácia
Apesar disso, precisamos lembrar que o tempo e o uso contribuem para a deterioração dos equipamentos e materiais, o que pode conduzir a uma perda de eficiência e segurança do sistema
Para evitar esse tipo de problema, a melhor estratégia é investir em manutenções preventivas periódicas. É durante esses procedimentos que verifica-se o estado das peças e equipamentos, podendo até detectar possíveis falhas no sistema elétrico.
Ou seja, com o simples cuidado de avaliar o estado da infraestrutura elétrica da edificação, consegue-se minimizar consideravelmente os transtornos causados pela ação do tempo e do uso do sistema.
Conte conosco para desenhar todo o processo de projeto e execução da infraestrutura do seu imóvel, seja em um novo projeto, seja em uma total remodelação em um imóvel já em uso
Quer saber como podemos te ajudar?
Faça contato, marque uma visita técnica para uma avaliação