As vantagens de manter uma manutenção constante no telhado da sua empresa. Confira:
Como se sabe, os telhados ficam expostos a diversas intempéries climáticas, como chuvas, raios solares, ventos intensos e variações de temperatura, por isso a manutenção preventiva em telhados deve ser realizada constantemente para que seja possível analisar todos os seus componentes básicos (estrutura, telhas, calhas e rufos), verificar se a estrutura está adequada, se há telhas quebradas ou vazamentos e, se necessário, realizar os reparos, evitando dores de cabeça futuras.
Há muitos casos em que grandes tempestades causaram avarias nos telhados, resultando ordens de serviço de urgência, com serviços corretivos, gerando custos extras na manutenção dos imóveis
Para reforçar essa estrutura e ter menor probabilidade de avarias por conta do clima, a manutenção preventiva também serve para visualizar melhores oportunidades de melhorias dessas estruturas.
Dessa forma, a manutenção periódica evita que problemas maiores se espalhem para outras estruturas do imóvel, como pode acontecer no caso de problemas com os rufos, que geralmente levam à infiltração, ou até mesmo em caso de queda parcial ou total da estrutura, o que implica até mesmo grandes riscos à vida das pessoas que convivem no espaço.
Abaixo listamos as principais atividades que devemos nos atentar para não deixarmos problemas maiores atingir nossos imóveis:
1- Limpeza regular das principais estruturas
Limpeza das telhas, calhas e rufos, uma vez que esses elementos permanecem expostos às intempéries, evitando, assim, o acúmulo de sujeira e, consequentemente, os entupimentos, que impedem o escoamento da água pela calha.
2- Avaliação das telhas
As telhas, quando pensadas e selecionadas de acordo com o projeto de edificação, ajudam a manter o conforto térmico e a iluminação adequada, por exemplo. Então, vale a pena se atentar ao seu estado, verificando se apresentam passagem de luz, se possuem pontos de umidade, trincas ou qualquer outro tipo de irregularidade.
3- Impermeabilização do telhado
Com a movimentação térmica causada pelo clima, os materiais utilizados nos telhados tendem a sofrer dilatação e contração, isto é, o aumento e a diminuição de volume, sendo essa movimentação algo natural. Dessa forma, dependendo do material, já que alguns são mais elásticos que outros, pode haver falhas irreversíveis, como as famosas fissuras e trincas.
A impermeabilização é indispensável para um bom funcionamento do telhado, isso porque esse processo faz com que as telhas absorvam menos água, evitando também vazamentos. Portanto, é importante fazer sempre a impermeabilização como forma preventiva e também para reparar os problemas que surgirem.
4- Pintura das telhas
Outra grande dica para garantir a durabilidade do seu telhado é realizar a pintura das telhas, que, além de valorizar a edificação, garante um bom funcionamento da estrutura, uma vez que, sem tinta, as telhas adquirem manchas escuras que desvalorizam as peças e a fragilizam.
Conte com a ConstruServices para cuidar dos imóveis da sua empresa e também da sua residência. Profissionalismo pautado pela excelência na prestação de serviços prediais.
Faça contato