Por que sempre manter a manutenção elétrica predial?

manutenção elétrica

A Manutenção Elétrica Predial é uma das mais importantes!

As instalações elétricas de um edifício necessitam de cuidados constantes para que não haja nenhuma intercorrência séria como paradas repentinas na produção de máquinas e risco de incêndio.

É normal que, com o passar do tempo, os elementos elétricos de uma empresa necessitem de trocas, reparos, reformas e outros serviços que devolvam a plena funcionalidade, com a manutenção elétrica predial.

 

Quais são os modelos básicos de Manutenção Elétrica Predial?

A manutenção elétrica predial conta inicialmente com dois modelos variados de manutenções, ambas com a função de garantir o funcionamento dos sistemas, porém realizadas em momentos diferentes.
São elas:

• Manutenção elétrica preventiva: A sua finalidade principal é analisar todo o sistema elétrico predial e realizar ajustes e reparos pontuais, por exemplo, troca de peças, com o objetivo que essa pequena avaria, no futuro, não proporcione maiores danos ao sistema;

• Manutenção elétrica corretiva: na maioria das vezes, esse tipo de manutenção elétrica predial ocorre quando a manutenção anterior não aconteceu. Afinal, a manutenção corretiva acontece quando alguma falha já tomou conta do sistema e está interferindo na sua funcionalidade. Por isso, a finalidade principal desse modelo de serviço é corrigir as falhas e retomar o funcionamento aos elementos elétricos.

 

Quem pode precisar de manutenção elétrica predial?

A manutenção elétrica predial é vista como uma das mais importantes do ramo. É comum que empresas de diferentes segmentos necessitem desse serviço, tais como:

• indústria de modo geral
• condomínios residenciais e comerciais
• residências
• comércio em geral
• Shopping Centers

Ou seja, toda e qualquer edificação que necessita de um sistema elétrico para estar em atividade necessita de manutenções periódicas para continuar suas operações com a máxima eficiência possível

 

O que deve ser analisado durante a manutenção preventiva predial?

Nas instalações elétricas, o principal ponto de prevenção está relacionado com a quantidade da carga elétrica da instalação.

Quando uma estrutura predial é construída, a sua instalação elétrica é feita para aguentar até uma certa carga elétrica. Com o tempo, caso não haja uma boa regulamentação de uso, é possível que os equipamentos acabem ultrapassando esta carga.

Ares condicionados e chuveiros são os principais culpados deste problema, geralmente é necessário criar circuitos exclusivos para estes aparelhos.

A manutenção preventiva também age neste tipo de problema, com o profissional tentando identificar se há instalações que ameaçam causar uma sobrecarga na rede.

Este é um dos principais fatores que devem ser analisados durante uma revisão preventiva na instalação elétrica de um prédio.

 

Dicas de manutenção predial elétrica preventiva

Além da possível sobrecarga da rede elétrica, também é necessário analisar outros fatores interessantes. São eles:

Situação do cabeamento, plugues, interruptores e outras partes da rede. Analisar como está a situação dos fios e de outros componentes da rede elétrica é tão importante quanto analisar a sobrecarga. São estas falhas que causam curtos e acidentes.

Equipamentos e dispositivos de segurança. Quando há uma sobrecarga ou curto na rede elétrica, geralmente o disjuntor “cai”. Este é um procedimento bem comum em qualquer rede elétrica e é responsável por evitar incêndios e outras causas. Se defeituoso, os sistemas de segurança e proteção contra surtos de tensão devem ser trocados imediatamente. Para saber se o dispositivo está funcionando de forma correta é necessário a vistoria de um eletricista 24 horas;

Ciclo de vida de equipamentos. Todo equipamento tem um tempo de vida útil. Este tempo pode ser dado como um período de “validade” para aquele equipamento. Durante a manutenção preventiva predial, é necessário identificar quais equipamentos estão atingindo este tempo de vida e substitui-los;

Equipamentos que estão sem uso por muito tempo. Alguns equipamentos, principalmente motores e geradores, podem acabar danificados caso fiquem muito tempo sem uso. Estes itens também devem ser avaliados durante a manutenção predial preventiva.

 

De forma bem básica, este é o trabalho da manutenção predial preventiva: Identificar falhas na rede antes que eles se tornem problemas; corrigir defeitos e substituir equipamentos antes de quebrarem.

A manutenção preventiva elétrica predial não garante apenas a segurança de todos que utilizam o prédio, mas também a economia por parte da administração.

 

A manutenção corretiva sempre será mais cara do que a preventiva.

 

Estar sempre cuidando e nunca deixando que algo estrague é uma excelente maneira de cortar gastos com a administração de uma empresa ou condomínio.

 

Felizmente você pode contar com a ConstruServices para planejar, executar e gerir suas atividades de manutenção predial

Não deixe de nos consultar. Faça contato

Posts Relacionados

Cuidados Com a Instalação Hidráulica Predial

Saiba quais são os cuidados com a instalação hidráulica predial da sua empresa Para garantir que o abastecimento de água da sua empresa funcione corretamente…

O Que é um Plano de Manutenção Preditiva? Conheça os 6 Principais Pontos!

1. Maximizando a Eficiência na Construção Civil através da Manutenção Preditiva Nos bastidores da excelência em obras e reformas reside um segredo valioso: Os Contratos…

Conte com a ConstruServices para ter um serviço com qualidade e segurança!

Atuamos em serviços de manutenção elétrica, manutenção hidráulica, construção e reforma, CFTV, energia solar fotovoltaica, projetos arquitetônicos, serviços de TI e manutenção predial.

Nosso trabalho é focado no compromisso com o cliente em todas as fases do projeto para estabelecer uma parceria duradoura para satisfazer necessidades e superar expectativas.

Traga seus objetivos e metas e juntos encontraremos as melhores soluções!