A instalação elétrica predial é todo o processo necessário para conseguir trazer energia elétrica para um prédio: passagem de fios e instalação de tomadas, pontos de iluminação e disjuntores, entre outras coisas.
À primeira vista pode-se considerar as instalações elétricas prediais fáceis se compará-las com instalações elétricas industriais. Contudo, esse é um tópico que requer muita atenção. Ele está ligado de maneira direta ao seu nível de conhecimento e estudo.
Sendo assim, vamos ver quais as classificação das instalações?
Tensão Reduzida ou Extra Baixa Tensão
É a instalação que opera com tensão elétrica nominal menor ou igual à 75V em corrente contínua, ou menor ou igual a 50V em corrente alternada.
Baixa Tensão (BT)
Opera com tensão elétrica nominal superior à 75V e menor ou igual à 1500V em corrente contínua. Superior à 50V e menor ou igual à 1000V em corrente alternada.
Alta Tensão (AT)
É a instalação cuja tensão excede os valores definidos para baixa tensão. Pode atingir várias centenas de kV.
Para programar uma instalação elétrica predial você deve dividir as instalações em 4 partes. Isso irá tornar fácil a sua organização e o trabalho mais rápido de ser feito. São elas:
INFRAESTRUTURA
- Eletrodutos
- Caixas de passagem
- Caixas de medidores
- Fixadores para cabos
- Suportes
- Entre outros
MEDIÇÃO E PROTEÇÃO
Monitoram e protegem as instalações elétricas
- Medidores
- Disjuntores
- Fusíveis
- Relés
CABEAMENTO
Encarregados por conectar a fonte e as cargas elétricas. Por exemplo, equipamentos:
- Elétricos
- Eletrônicos
- Motores
- Etc
CONTROLE
Função: Acionar e desacionar cargas. Por exemplo:
Interruptores;
Sistemas para controle;
Sensores para automatização;
Entre outros.
Quais os cuidados são necessários para realizar e manter uma boa instalação elétrica predial?
Agora é hora de entender que existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Antes, durante e depois, a fim de garantir que o resultado seja o melhor possível.
Separamos 6 cuidados essenciais para se levar em consideração ao realizar instalações elétricas prediais. São eles:
1 – Profissionais capacitados
Uma equipe bem treinada é de extrema importância para uma instalação de sucesso. Sendo assim, não basta estar em dia com as normas de segurança que uma instalação elétrica predial exige. É preciso, ter um conhecimento técnico aprofundado! Pois, além de colocar de maneira correta todos os componentes elétricos em seus devidos lugares, é preciso se certificar de que tudo vai funcionar da maneira certa.
2 – Presença dos equipamentos de segurança
São os equipamentos de segurança que garantem a proteção dos profissionais encarregados de fazer a instalação elétrica em prédios. Caso algo de errado aconteça, eles estarão protegidos de levar choques, se queimar ou sofrer quedas. Alguns dos itens de segurança indicados para eletricistas são:
1. capacete de segurança classe B;
2. vestimentas especiais;
3. botinas e luvas de segurança;
4. luva e manga isolante de borracha;
5. protetor facial contra arco elétrico;
6. cinto de segurança.
3 – Materiais de qualidade
Para uma instalação ser feita de forma segura para os profissionais e usuários do prédio, os materiais utilizados precisam ser de qualidade. Também é preciso optar por fiações elétricas que consigam aguentar a demanda de energia do local. Caso contrário, os cabos poderão esquentar, levando ao derretimento do isolamento, o que é muito perigoso.
Além disso, também é interessante verificar se a estrutura do prédio está adequada para receber a afiação elétrica. Isso porque problemas com infiltração, por exemplo, podem afetar diretamente a rede elétrica, podendo resultar em curtos-circuitos.
4 – Reparos só com a energia desligada
Qualquer serviço nas instalações elétricas, mesmo que seja uma simples troca de lâmpada, somente deve acontecer após o disjuntor geral de energia estiver desligado, eliminando o risco de a pessoa sofrer qualquer tipo de acidente.
5 – Atenção a fios desencapados
Todos os fios de uma instalação elétrica devem estar isolados e totalmente fora do alcance. Fios expostos e desencapados representam um grande risco de choque elétrico.
6 – Calendário de manutenção preventiva
Cada realidade predial necessita de avaliação e planejamento de manutenção que pode ser mensal, semestral ou anual.
Isso é importante pois os elementos do sistema como fios, tomadas, interruptores, disjuntores e o próprio aterramento podem apresentar algum tipo de deterioração ao longo do tempo, o que aumenta o risco de acontecer um acidente.
É relevante lembrarmos que a manutenção elétrica predial não é um gasto, mas um investimento feito com planejamento, ações e recursos para ajudar a garantir a disponibilidades dos equipamentos de produção e operacionais.
Portanto, o ideal é que a manutenção do sistema elétrico da empresa exista desde o início das atividades. Afinal, um curto-circuito causa grandes prejuízos para uma operação empresarial.
Felizmente você pode contar com a ConstruServices para planejar, executar e gerir suas atividades de manutenção elétrica predial
Não deixe de nos consultar. Faça contato