Após um longo período de quarentena, muitos Estados brasileiros iniciaram a retomada das atividades, ainda que de forma gradual.
É o momento das empresas se prepararem para o retorno à uma nova rotina e, mais que isso, orientar seus clientes e colaboradores para que adotem hábitos de segurança que garantam a saúde de todos e também dos negócios.
A retomada das atividades, de forma estratégica, é uma oportunidade para a inovação, visando um ambiente mais ajustado às demandas das equipes e mais eficiente na prestação de seus serviços.
“Se a empresa tem a intenção de se mudar, a hora é agora, pois ainda há muitas opções no mercado, e com isso, maior poder de negociação dos locatários junto aos proprietários”
Essa fala foi dita pelo Rafael Calvo, Diretor de Divisão de Escritórios na JLL, empresa de consultoria imobiliária, em artigo da empresa.
Estamos presenciando uma fase de muitas oportunidades, tanto para quem deseja reformar o escritório e manter o local físico, quanto para quem deseja de fato mudar sua empresa de localização.
Como pensar em uma mudança no escritório?
Primeiro de tudo é preciso tratar sua reforma como um investimento. Toda mudança de ambiente, feito da maneira correta agrega maior grau de satisfação da equipe e sensação de bem estar pessoal. Isso é a base para que seus colaboradores se sintam mais valorizados, desencadeando uma série de boas práticas que levam aos melhores resultados da empresa.
São as pessoas que fazem das empresas um grande sucesso, portanto entenda as reais demandas das equipes e tente, da melhor forma possível, atender no novo projeto.
Assim que o planejamento estiver concluído, comunique com antecedência à todos os colaboradores sobre essa fase de reforma e deixe recomendações para as melhores práticas nesse período mais turbulento. Se puder, organize um treinamento específico de alinhamento de acordo com cada setor que será envolvido.
Outra dica importante é investir em qualidade. Não adianta criar uma atmosfera positiva e investir em materiais ruins e em serviços paliativos, de segunda linha. Garanta que seu investimento seja feito para ter uma vida útil prolongada, que possua durabilidade, confiabilidade e resistência. Por isso, contrate empresas especializadas, que possuam experiência no assunto e tenham boa conduta de mercado.
São essas empresas que vão tratar da sua obra com idoneidade, te mostrando clareza no processo e qualidade de atendimento.
Mudança de endereço ou retrofit no escritório antigo?
Essa questão depende muito da realidade atual da empresa. Muitas entenderam que o modelo do espaço físico deveria ser diferente, adotando de vez o modelo híbrido como força de agilidade e custos fixos mais baixos.
Outras pretendem melhorar o espaço físico para que as equipes tenham uma nova realidade dentro do mesmo espaço, realizando mudanças de conceito e adequação das necessidades do fluxo de trabalho.
Retrofit significa “colocar o antigo em reforma”. É o convite para um novo olhar dentro do mesmo espaço. É, além de tudo, capacitar a eficiência do escritório, deixando-o eficaz para que a equipe tenha resultados ainda mais expressivos.
Esse modelo de reforma capacita a revisão geral do espaço, podendo modificar a estrutura física, de iluminação e de layout de espaços com mobiliários diferenciados, além de poder reestruturar a rede de cabeamento de fibra ótica, com maior capacidade de transferência e mensuração de dados, uma atividade importante para qualquer empresa.
Se ainda estiver com dúvida sobre o momento ideal de realizar essa mudança, faça contato que a gente te apresenta um plano de ação para que você execute da melhor maneira, visando maior lucratividade e eficiência no dia à dia.
As imagens que você viu nesse artigo são do novo ambiente de trabalho da WorldSe, recém inaugurado com a nossa gestão de obra e construção. A WorldSe é uma empresa que atua na área de soluções energéticas com foco em energia limpa, vale a pena conhecê-los!